Pediculose ūüÜė O que √©, sintomas e como acabar com piolhos r√°pido

Pediculose

 

O que é pediculose?

Pediculose é o termo médico designado à dermatose parasitária causada por piolhos e lêndeas, pequenos insetos que se alimentam do sangue humano e se reproduzem rapidamente na pele e no couro cabeludo de seu hospedeiro, provocando irritação e coceira na região.

√Č importante ressaltar que a pediculose n√£o est√° relacionada √† falta de higiene. Infelizmente, a doen√ßa √© um problema frequente que costuma acometer crian√ßas e adultos de todas as idades, g√™neros e etnias devido √† alta facilidade de os piolhos se reproduzirem e ao elevado grau de cont√°gio. Dessa forma, a pediculose deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

A transmissão da pediculose acontece através do contato direto entre cabeças. E, apesar de acometer indivíduos de todas as idades, crianças em idade escolar costumam ser o principal alvo da doença devido ao fato de estarem concentrados em locais de fácil transmissão da pediculose e compartilharem objetos pessoais, como chapéus, bonés e escovas de cabelo. Por isso, é muito importante que pais, professores e responsáveis atentem-se aos principais sintomas da doença nos pequenos e busque ajuda profissional o quanto antes.

Para tratar a pediculose e aliviar os sintomas da doença de forma rápida, natural, segura e confortável, crianças e adultos de todas as idades podem contar com a ajuda profissional da PiolhoLess, o primeiro centro no Brasil dedicado exclusivamente a solucionar o problema da pediculose.

Sintomas da pediculose

Atentar-se aos principais sintomas da pediculose é fundamental para autodiagnosticar a doença e tratá-la o quanto antes.

1. Coceira intensa

A coceira intensa na pele e no couro cabeludo √© o primeiro sintoma da manifesta√ß√£o da pediculose.Trata-se de uma rea√ß√£o local do corpo humano √† subst√Ęncia presente na saliva do piolho, eliminada ao se alimentar do sangue humano.

2. Sensação de movimento nos fios

Este sintoma da pediculose é causado pois, ao se reproduzirem e se alimentarem, os piolhos costumam causar sensação de cócegas e movimentação na região da cabeça.

3. Vermelhidão na nuca, pescoço e couro cabeludo

A coceira intensa causada pela pediculose pode ocasionar em pequenas les√Ķes avermelhadas na regi√£o da nuca, pesco√ßo ou couro cabeludo, uma vez que as unhas entram em contato com a regi√£o inc√īmoda.

4. Presença de pontos esbranquiçados nos fios capilares

Comumente confundida com a caspa, as lêndeas (ovos de piolho) são pequenos pontos esbranquiçados que agarram-se aos fios capilares. Portanto, a presença de lêndeas na cabeça é um dos principais sintomas de pediculose.

5. Irritação e dificuldade para dormir

Este sintoma da pediculose ocorre pois os piolhos s√£o mais ativos no escuro.

6. Ferimentos no couro cabeludo

Este sintoma da pediculose ocorre devido à coceira excessiva, com risco de infecção caso a pediculose não seja rapidamente diagnosticada e tratada.


Apesar dos sintomas da pediculose citados acima, vale destacar que pelo fato de o piolho ser um inseto muito pequeno alguns quadros não tão raros de pediculose podem ser assintomáticos, sendo descobertos apenas através de exames clínicos de inspeção dos fios e do couro cabeludo, e de ajuda profissional.

Como autodiagnosticar a pediculose?

Para diagnosticar e evitar novos quadros de pediculose, é preciso atentar-se à possível aparição dos principais sintomas da doença: coceira intensa no couro cabeludo; vermelhidão na cabeça, nuca ou pescoço e pequenos pontos esbranquiçados na cabeça semelhante à caspa.

Devido ao fato de os piolhos e a l√™ndeas serem muito pequenos, alguns quadros n√£o t√£o raros de pediculose podem ser de dif√≠cil detec√ß√£o ou assintom√°ticos, sendo descobertos apenas atrav√©s de exames cl√≠nicos ou de inspe√ß√Ķes constantes nos fios e no couro cabeludo.

Apesar de os piolhos parasitarem, principalmente, na região da cabeça, podem aparecer atrás das orelhas e na nuca. Raramente, são encontrados nos cílios e nas sobrancelhas.

O uso de um pente fino de aço, material específico no tratamento da pediculose, e de uma lupa de alta precisão também ajudam a detectar e diagnosticar a presença de piolhos e lêndeas com maior facilidade.


Como tratar a pediculose?

O método mais eficaz para tratar a pediculose é  procurar ajuda profissional . Além disso, investir em produtos específicos e naturais é fundamental para tratar o problema sem agredir os fios e o couro cabeludo.

Para tratar a pediculose de forma profissional, r√°pida e segura, crian√ßas e adultos de todas as idades podem contar com os servi√ßos da¬†PiolhoLess. O¬†centro de tratamento conta com uma proposta inovadora e diferenciada: acabar com a pediculose, confortavelmente, em apenas duas sess√Ķes.

O tratamento PiolhoLess consiste em uma tecnologia de aspiração nos fios capilares. Após essa etapa, é passado um pente fino de aço nos fios de cabelo dos clientes com o Kit PioLess, produtos exclusivos, atóxicos e de origem natural. O método PiolhoLess é testado e comprovado em muitos países da América e da Europa. Além disso, possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras.

Complementando o Kit PioLess, há também o uso diário do pente fino de aço. Para utilizá-lo, basta dividir os cabelos em partes iguais, aplicar os produtos do Kit e pentear os fios desde a base até as pontas.

Agende j√° seu hor√°rio e acabe com a pediculose em at√© duas sess√Ķes!

 

Qual o melhor remédio para a pediculose da cabeça?

O Kit PioLess apresenta o melhor custo-benefício do mercado em termos de remédio natural para pediculose. Desenvolvido exclusivamente pela PiolhoLess, o Kit acompanha shampoo, condicionador e spray desembaraçante para piolhos.

Sua fórmula de origem natural e atóxica não agride os fios e o couro cabeludo. Além disso, o Kit PioLess não contém químicos em sua composição, podendo ser utilizado diariamente para prevenir a pediculose.

O Kit PioLess está disponível para vendas em todo o Brasil e são os mesmos produtos utilizados durante o tratamento no centro PiolhoLess. Complementando o Kit PioLess , a PiolhoLess também disponibiliza para vendas o pentinho PioLess, pente fino de aço fundamental para eliminar piolhos e lêndeas.

Todos os produtos PioLess possuem certificado de aprovação da Anvisa.

Remédios caseiros para a pediculose funcionam?

Solu√ß√Ķes caseiras, como vinagre dilu√≠do em √°gua, podem at√© auxiliar no tratamento da pediculose, uma vez que ¬†acidez do pH deixa os parasitas ‚Äútontos‚ÄĚ. No entanto, esses tipos de solu√ß√Ķes n√£o s√£o o suficiente para matar os piolhos¬†e as l√™ndeas.

O ideal é optar por produtos específicos para pediculose, optando por aqueles que sejam de origem natural, como o Kit PioLess.

Além disso, o uso diário do pente fino de aço faz-se fundamental no processo de eliminação do parasita.

Medidas preventivas contra a pediculose

Além de atentar-se aos principais sintomas da pediculose, alguns hábitos podem ser colocados em práticas para prevenir a doença e identificá-la o quanto antes, tendo, assim, a chance de eliminá-la rapidamente.

Higienização dos fios e utilização diária de pente fino

√Č importante higienizar bem a cabe√ßa das crian√ßas e utilizar pente fino diariamente. Esse tipo de pente auxilia na detec√ß√£o e retirada de piolhos e l√™ndeas dos cabelos.

Evitar o compartilhamento de objetos pessoais

Uma vez que a principal fonte de transmissão da pediculose é o contato direto entre pessoas infectadas, o compartilhamento de objetos de uso pessoal como toucas de banho, pentes, escovas, bonés e tiaras devem ser evitados.

Higieniza√ß√£o de objetos pessoais e pel√ļcias

Objetos pessoais como roupas, len√ß√≥is, pentes e escovas devem ser higienizados diariamente em √°gua fervente por cerca de 10 minutos, caso o material permita. No caso de tiaras e acess√≥rios, √© sempre importante desinfetar com √°lcool logo ap√≥s seu uso.Al√©m dos pelos humanos, os piolhos tamb√©m costumam colocar seus ovos em pel√ļcias. Por isso, armazen√°-las em sacolas fechadas por uma semana √© fundamental para controlar a infesta√ß√£o.

Cabelos longos devem estar sempre presos

Infesta√ß√Ķes de pediculose s√£o mais f√°ceis de serem identificadas em pessoas que possuem cabelos curtos. No entanto, n√£o h√° a necessidade de cortar os fios caso estes sejam longos. Basta mant√™-los presos e higienizar el√°sticos e demais acess√≥rios utilizados no penteado logo ap√≥s seu uso.

Inspeção diária nos fios capilares e nuca

Revisar a cabeça diariamente é um método extremamente necessário para identificar possíveis casos de pediculose. De acordo com especialistas, a região a ser observada com maior frequência é a nuca. Além disso, a inspeção deve ser realizada em locais que possuem iluminação difusa, uma vez que a luz direta pode camuflar as lêndeas. No caso de crianças em idade escolar, principal alvo da doença, a inspeção deve ser redobrada, principalmente caso algum alerta da doença tenha sido emitido por algum colega ou pela escola.


O que fazer em caso de pediculose?

Especialistas recomendam que em caso de confirmação de quadros de pediculose, o primeiro passo a ser realizado é notificar escolas, creches, clubes e locais de convívio diário da pessoa infectada. Além disso, procurar ajuda profissional de especialistas em remoção de piolhos e lêndeas também é fundamental para evitar o agravamento e a propagação da doença. Se um membro da família é afetado pela pediculose, é bom que todos os outros também sejam verificados e façam tratamentos preventivos para evitar a infecção.

PiolhoLess acaba com casos de pediculose

Para resolver casos de pediculose de forma profissional, pais, m√£es e cuidadores podem contar com os servi√ßos da PiolhoLess. Pioneira no mercado brasileiro de remo√ß√£o de piolhos e l√™ndeas, o centro de tratamento conta com uma proposta inovadora e diferenciada: acabar com a pediculose, confortavelmente, em apenas duas sess√Ķes.

Através de um tratamento rápido, profissional e seguro, a PiolhoLess acaba com a pediculose com a utilização da tecnologia de aspiração, e após essa etapa, é passado um pente fino de aço nos fios de cabelo dos clientes, com produtos exclusivos e de origem natural, sem adição produtos químicos. O método PiolhoLess é utilizado e comprovado em diversos países da América e da Europa. Além disso, possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras, podendo ser utilizado para acabar com a pediculose em crianças e adultos de todas as idades.

Os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento prévio na unidade de Vila Olímpia, em São Paulo.

Clientes de todo o Brasil que moram fora de São Paulo ou que tenham interesse em aliviar os sintomas da pediculose em casa podem adquirir o Kit PioLess na loja online ou na unidade de Vila Olímpia.


Agende j√° seu hor√°rio e acabe com a pediculose em at√© duas sess√Ķes!

Agende sua visita
close slider