Hoje, as crianças passam grande parte do tempo em frente ao celular, computador, tablete e televisão. Se estiverem em casa, o tempo dedicado às telinhas é ainda maior. Se você deseja que o seu filho se desligue um pouco da tecnologia, temos uma ótima dica para você. Já pensou em fazer uma horta em casa?
Isso mesmo! É possível plantar e cultivar legumes, verduras e frutas dentro de casa, mesmo que você more em um apartamento. É bem simples de fazer e com a ajuda das crianças pode se tornar uma atividade divertida. Sem falar que com uma horta em casa, você estimula uma melhor alimentação no dia a dia de toda a família, já que estará produzindo alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.
Outra vantagem de ter uma horta em casa é que você pode aproveitar a oportunidade para ensinar o seu filho sobre a responsabilidade que nós temos com o meio-ambiente. Com uma boa conversa, explicando quais são as vantagens de cuidarmos da natureza e de como podemos fazer isso, você ensina os seus filhos algumas noções como responsabilidade e paciência.
Gostou dessa ideia? Então, confira agora o que você vai precisar para criar a sua própria horta:
• Terra orgânica;
• Adubo e Pedras;
• Mudas ou sementes;
• Pá de Jardim;
• Regador;
• Recipientes para plantar.
As mudas e as sementes podem ser do que você e o seu filho quiserem. Apenas tenha o cuidado de, antes de comprar, verificar as necessidades de cada planta. Se o que você escolheu precisa de Sol, mas não bate muito na sua casa, é melhor comprar outra muda ou semente. Já os recipientes para plantar podem ser vasos que você encontra em lojas de jardinagem ou garrafas pets e caixotes de madeira, que você pode transformar em vasilhas.
Como montar uma horta em casa? É muito fácil!
1) Pegue um pouco de adubo e de pedras e coloque no recipiente.
2) Depois, coloque a terra até que complete 2/3 do recipiente.
3) Em seguida, coloque a muda ou plante as sementes escolhidas.
4) Por último, complete o recipiente com um pouco mais de terra.
Pronto! Depois é só cuidar diariamente da sua horta para que as plantas nasçam e cresçam. Envolva o seu filho em todas as partes do processo: desde as escolhas das mudas e sementes até o cuidado posterior com elas. É divertido, saudável e muito simples de fazer.
Espero que tenham gostado dessas dicas. Obrigada pela leitura e até a próxima!