
Apesar de muito comum, a infestação de piolhos ainda causa muitas dúvidas, principalmente pois há diversos mitos e verdades sobre piolhos circulando por aí. De fato, nem sempre as informações disponíveis são verdadeiras, gerando confusão nas famílias.
Quer saber o que é mito e verdade sobre piolhos? Continue a leitura e confira!
Saber quais informações são mitos e quais são verdade é essencial para tratar corretamente uma infestação de piolhos e lêndeas. Ao saber quais são os principais mitos e verdades sobre piolhos você consegue tomar uma decisão adequada sobre como tratar a infestação e qual profissional pode auxiliar nessa situação.
Para identificar os mitos e verdades sobre piolhos é necessário ter atenção. Utilizar fontes críveis e sérias são o primeiro passo para identificar corretamente quais informações são mitos e quais são verdades sobre piolhos.
Confira abaixo a lista dos principais mitos e verdades sobre piolhos, elaborada pelos especialistas da PiolhoLess.
Agende a sua sessão no botão abaixo
Mito! Os piolhos são pequenos parasitas. Porém, não possuem asas nem pernas que lhe deem condições de saltar ou voar.
A pediculose é transmitida pelo contato direto entre cabeças com o hospedeiro, onde o piolho se arrasta, ou pelo compartilhamento de objetos pessoais.
Verdade. O piolho é responsável pela pediculose. Os principais sintomas da doença são coceira intensa e irritação no couro cabeludo.
Verdadeiro. O piolho se alimenta do sangue de seu hospedeiro. Logo, em casos mais graves, o paciente pode chegar a ter anemia quando há uma grande infestação ou quando não é feito o combate adequado.
Mentira! A pediculose está presente há séculos em diversos países. Além disso, se engana quem pensa que os piolhos preferem ambientes sujos. A falta de higiene não está relacionada com a proliferação do piolho. Na realidade, o piolho prefere cabelos limpos.
Mito. Apesar de mais comum em crianças durante o período escolar, a infestação por piolhos afeta mais de 2 milhões de pessoas ao ano. Entre elas, crianças e adultos.
De jeito nenhum! O piolho é transmitido apenas com o contato direto entre uma pessoa infectada e outra não infectada. Assim, basta manter os fios presos e evitar o contato entre cabeças.
Vale ressaltar que o tratamento adequado o quanto antes e orientar pais e professores sobre a pediculose nas escolas é fundamental para impedir a propagação de piolhos e lêndeas.
Verdade. Pentear os fios com esse tipo de pente ajuda a identificar a presença de piolhos e lêndeas com maior facilidade.
Mentira. Os fios mais curtos tornam a identificação do problema mais fácil. Porém, manter os fios curtos, infelizmente, não trata e nem impede a contaminação por piolhos e lêndeas.
Agora que você já sabe o que é verdade ou não sobre os piolhos, conte com a ajuda da PiolhoLess para combater piolhos e lêndeas!
A PiolhoLess é o primeiro centro de tratamento para pediculose no Brasil. Com uma proposta única e inovadora, erradicamos piolhos e lêndeas em até duas sessões. A PiolhoLess utiliza uma tecnologia de aspiração que acaba com piolhos e lêndeas de forma eficaz, segura, rápida e natural.