
Muitas das pessoas que chegam no nosso centro tem dúvidas sobre a diferença entre Piolho x lêndea. Existem formas diferentes de tratar cada um deles. Isso mesmo que você leu! Você pode estar usando um tratamento contra piolhos na cabeça do seu filho, mas que não elimina as lêndeas, o que significa que, dentro de alguns dias, esses parasitas estarão de volta.
Vamos a entender a diferença entre piolhos e lêndeas para saber como tirar da cabeça dos seus filhos de maneira efetiva.
Piolhos são pequenos parasitas que se alimentam do sangue de seu hospedeiro. Nós já contamos aqui no blog que há mais de 500 espécies que parasitam mamíferos – três delas são parasitas do homem. Entre esses três, o tipo mais conhecido é o piolho de cabeça, que parasita o couro cabeludo e os fios de cabelo humanos. É esse piolho que atinge (e muito!) as crianças e você, como responsável, deve se preocupar.
Além do piolho existe também a lêndea, que nada mais é do que os ovos do piolho. Ao contrário do que alguns podem pensar, lêndea não é a fêmea do piolho. Lêndea é o nome que damos aos ovos do piolho. Assim, existe o piolho macho, o piolho fêmea e a lêndea. A lêndea é a primeira fase da infestação de piolhos.
Agende de forma fácil pelo WhatsApp.
Após dez dias que o ovo é colocado, a lêndea eclode a casca do ovo e passa para a fase adulta, tornando-se, portanto, um piolho. Ou seja, de cada uma das lêndeas irá sair um piolho adulto.
O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. Isso significa que um piolho é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de dez dias para sair do ovo. Cada uma das lêndeas produz um piolho e assim o ciclo se repete até a realização do tratamento.
A lêndea seca ou vazia nada mais é do que a casca vazia do ovo do piolho. Ou seja, isso significa que o piolho já eclodiu do ovo e que sobrou apenas a sua casca no cabelo. Neste caso, há muito provavelmente uma infestação de piolhos ativa e é necessário realizar um tratamento.
Agora que você sabe as diferenças entre piolho x lêndea, sabe também da importância do pente fino no tratamento contra esse parasita. O pente fino é ferramenta essencial para a remoção dos piolhos e lêndeas dos cabelos. O uso diário do pente fino é essencial para remover piolhos.
Se a lêndea é o ovo do piolho, como pode existir diferenças no tratamento dos dois? Simples! As lêndeas se prendem mais aos fios dos cabelos.
⚠️ Lembre, não precisa matar os piolhos, precisa remové-los. Mas saiba, as lêndeas não desprendem com facilidade dos fios.
⚠️ Caso não haja retirada completa desses ovos, em pouco tempo a criança vai estar com piolhos de novo!
A PiolhoLess é o primeiro centro de remoção de piolhos e lêndeas no Brasil. Somos especialistas em remover piolhos e lêndeas de maneira natural. Você sai do nosso centro sem piolhos e ainda retorna uma semana depois para realizar uma segunda remoção.
É utilizada uma tecnologia de aspiração nos fios e, após essa etapa, utiliza-se o Pente Fino de aço Pioless nos cabelos, com produtos exclusivos e de origem natural, sem adição de tóxicos ou químicos que possam agredir o couro cabeludo.
O método PiolhoLess é testado e comprovado em muitos países da Europa e da América. Além disso, possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras, podendo ser utilizado por crianças e adultos de todas as faixas etárias.