São inúmeras as vantagens da leitura: redução do estresse, desenvolvimento da concentração, ampliação do vocabulário, estímulo da memória, imaginação, empatia e senso crítico e muito mais. Esses benefícios podem ser conquistados em qualquer faixa etária, mas quanto antes começar melhor. Por isso, é fundamental que os pais estimulem seus filhos a dedicarem um tempinho aos livros. Mas, como incentivar as crianças a gostarem de ler quando as tecnologias, como celulares, tablets e vídeo games, estão prendendo cada vez mais suas atenções? Abaixo vão algumas dicas.
A leitura não é só baixa entre as crianças e os adolescentes. Na verdade, é até maior entre essas faixas etárias. Segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2009 pelo Instituto Pró-Livro, 39% dos leitores brasileiros têm entre 5 e 17 anos. Já outra pesquisa, realizada pelo Fecomercio-RJ, mostrou que 70% dos brasileiros adultos não leram nenhum livro em 2014. Como então os pais podem querer que seus filhos leiam quando eles não fazem isso? É fundamental que você seja um exemplo. Se você tiver esse hábito na sua rotina, despertará a curiosidade nas crianças. Fale sobre livros e incentive-as a encontrar um que lhes tome a atenção.
Aproveite os momentos juntos para ler com os pequenos. Pode ser você com o seu livro e a criança com o dela e depois conversarem sobre o que leram. Ou você pode ler para os seus filhos ou pedir que leiam para você. Deixe-os escolher, porque você mostrará a eles que leitura não é uma obrigação e sim algo prazeroso. Com isso, você também incentivará a leitura e dará atenção a eles ao mesmo tempo, algo que as crianças cobiçam. Sem falar que acaba por ser mais um momento em família. Vocês também podem visitar bibliotecas e livrarias, incentivando a eles buscarem por temas que gostem e mostrando a pluralidade de opções que os livros podem ter.
Como dissemos, a tecnologia vem cada vez mais roubando a atenção das crianças. Aproveite isso para incentivar a leitura dos seus filhos. Tablets não são só para joguinhos. Você pode usar esse dispositivo como uma biblioteca virtual, deixando a leitura até mais interessante graças à luminosidade, cores e até interativo, já que alguns livros online possuem atividades lúdicas. Você pode expandir essa oportunidade também para os celulares e computadores, já que diversas editoras possuem sites com livros disponíveis. Outra oportunidade é o Youtube. O interesse por canais nessa rede está em alta e isso inclui crianças. Incentive o seu filho a buscar Youtubers que falem sobre literatura.
Essas são algumas dicas de como você pode incentivar as crianças a gostarem de ler. Tem outra dica? Compartilhe conosco! Queremos ouvir você também. Obrigada pela leitura e uma ótima semana.