
A incidência de doenças como intoxicação alimentar, desidratação e insolação é muito comum no verão, estação mais quente do ano. Muitas famílias aproveitam o clima ensolarado para realizarem atividades ao ar livre, frequentar praias, clubes e piscinas, esquecendo-se, muitas vezes, de hidratar-se e utilizar roupas e loções com proteção ultravioleta. No entanto, apesar de essencial a preocupação com o corpo e com a pele, também é preciso cuidar dos fios e do couro cabeludo, atentando-se aos sintomas de pediculose.
Pediculose é o termo médico designado para referir-se à infestações causadas por piolhos e lêndeas, pequenos insetos que se alimentam de sangue humano e se reproduzem com muita rapidez.
O parasita é encontrado com maior incidência na cabeça dos seres humanos, podendo acometer crianças e adultos de todas as idades, gêneros e etnias através do contato direto com pessoas infectadas.
Geralmente, pessoas com casos de pediculose costumam apresentar vermelhidão no couro cabeludo, pescoço ou nuca, muitas vezes devido à coceira intensa e a sensação de movimento nos fios causada pelo parasita, e pequenos pontos esbranquiçados nos cabelos semelhante à caspa.
A identificação e tratamento imediato é fundamental para evitar novas infestações e o agravamento de quadros existentes.
Calcula-se que durante o ciclo de vida de um piolho, que costuma ser cerca de 30 dias, o piolho fêmea coloque de 150 a 300 ovos (lêndeas),segundo matéria divulgada pelo portal FioCruz.
Além disso, especialistas do Ministério da Saúde afirmam que as fêmeas preferem se acasalar e depositar seus ovos em ambientes quentes, úmidos e escuros, depositando seus ovos nos fios de cabelo. De acordo com os profissionais da saúde, quanto maior a temperatura, mais acelerado é o desenvolvimento do piolho dentro do ovo.
Dessa forma, o verão, marcado por elevadas temperaturas, é um clima favorável para a maior proliferação de piolhos e lêndeas.
Vale relembrar que a estação coincide com a volta às aulas, motivo este que contribui para que crianças em idade escolar sejam o principal alvo da pediculose.
Além de atentar-se aos sintomas da pediculose, durante o verão, alguns cuidados são fundamentais para manter os fios e o couro cabeludo protegidos.
1. Higienização dos fios e utilização diária de pente fino:
É muito importante realizar uma boa higienização dos fios e utilizar pente fino diariamente. Esse tipo de pente auxilia na detecção e na retirada de piolhos e lêndeas. O pente fino pode ser adquirido em farmácias e no e-commerce da PioLess, empresa especializada em produtos que aliviam os sintomas da pediculose.
2. Evitar o compartilhamento de objetos pessoais:
Uma vez que a principal fonte de transmissão da pediculose é o contato direto entre pessoas infectadas, o compartilhamento de objetos de uso pessoal como toucas de banho, pentes, escovas, bonés e tiaras devem ser evitados.
3. Higienização de objetos pessoais e pelúcias:
Objetos pessoais como roupas, lençóis, pentes e escovas devem ser higienizados diariamente em água fervente por cerca de 10 minutos, caso o material permita. No caso de tiaras e acessórios, é sempre importante desinfetar com álcool logo após seu uso.
Além dos pelos humanos, os piolhos também costumam colocar seus ovos em pelúcias. Por isso, armazená-las em sacolas fechadas por uma semana é fundamental para controlar a infestação.
4. Cabelos longos devem estar sempre presos:
Infestações de pediculose são mais fáceis de serem identificadas em pessoas que possuem cabelos curtos.
No entanto, não há a necessidade de cortar os fios caso estes sejam longos. Basta mantê-los presos e higienizar elásticos e demais acessórios utilizados no penteado logo após seu uso.
5. Inspeção diária dos fios:
Revisar a cabeça diariamente é um método extremamente necessário para identificar possíveis casos de pediculose.
No caso de crianças em idade escolar, a inspeção deve ser redobrada, principalmente caso algum alerta da doença tenha sido emitido por algum colega ou pela escola.
Além de atentar-se aos sintomas da doença e redobrar os cuidados durante o verão, indivíduos que convivam com a pessoa infectada devem ser notificados o quanto antes.
Devido ao fato da pediculose ser uma infestação coletiva, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomendam que essa notificação e a busca por ajuda profissional sejam feitas o quanto antes para que não haja uma reincidência da doença ao tratar apenas um paciente.
Para resolver casos de pediculose de forma profissional, pais, mães e cuidadores podem contar com os serviços da PiolhoLess. Pioneira no mercado brasileiro de tratamento para piolhos e lêndeas, o centro de tratamento conta com uma proposta inovadora e diferenciada: acabar com a pediculose, confortavelmente, em apenas duas sessões.
Através de um tratamento rápido, profissional e seguro, a PiolhoLess utiliza uma tecnologia de aspiração, e após essa etapa, é passado um pente fino de aço nos fios de cabelo dos clientes, com produtos exclusivos e de origem natural, sem adição produtos tóxicos ou químicos. O método PiolhoLess é testado e comprovado em muitos países da América e da Europa. Além disso, possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras, podendo ser utilizado em crianças e adultos de todas as idades.
Focada na saúde e no bem estar de toda a família, e respeitando as normas de segurança e higiene, os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio nas unidades de Vila Olímpia ou Panamby, Perdizes ambas localizadas na cidade de São Paulo.
Conheça o combo completo Pioless: Shampoo, Condicionador, Spra e Pente Fino no nosso e-commerce.
Não é um remédio que agrede seus cabelos e couro cabeludo. O objetivo do tratamento é eliminar os piolhoes e retirar as lêndeas de maneira NATURAL e SEGURA! Os ingredientes principais são: Oleo de Melaleuca, Alecrim e Lavanda e pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade.
Saiba o passo a passo de COMO USAR.
Agende de forma fácil pelo WhatsApp.