
Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam de sangue de adultos e crianças de todas as idades, se reproduzindo rapidamente.
Segundo matéria divulgada pelo portal FioCruz, calcula-se que no ciclo de vida de um piolho, que costuma ser de cerca de um mês, a fêmea coloque de 150 a 300 ovos, denominados lêndeas.
Em conjunto, piolhos e lêndeas são os principais responsáveis pela pediculose, termo médico designado à infestações por seres parasitários que se reproduzem na superfície de pelos e da pele.
Apesar de acometer indivíduos de todas as idades, gêneros e etnias, crianças em idade escolar são o principal alvo da doença.
Desse modo, pais e corpo docente devem ficar atentos aos sintomas da doença e adotar medidas preventivas para impedir novos quadros da doença e garantir o bem-estar de todos.
A principal razão de quadros de piolhos serem mais frequentes em crianças em idade escolar deve-se ao fato de que sua transmissão é realizada através do contato direto entre cabeças.
Durante a fase escolar, é comum crianças estarem concentradas em um mesmo ambiente, além de dividirem arcos, bonés e demais acessórios.
Além disso, é muito comum essas crianças participarem de festas de aniversários e realizarem atividades extracurriculares na própria escola ou em clubes, também considerados locais de fácil transmissão de piolhos.
Como esse tipo de contato entre adultos é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade.
Outra razão para que os piolhos ataquem principalmente as crianças, deve-se ao fato dos pequenos serem menos sensíveis às picadas do inseto e não perceberem que estão sendo picados, facilitando a infestação do parasita e retardando o tratamento.
É muito importante que familiares e professores estejam cientes sobre suspeitas ou confirmações de pediculose nas crianças.
Caso seja observado coceira intensa no couro cabeludo, vermelhidão na cabeça, nuca ou pescoço e pontinhos brancos na cabeça das crianças semelhante à caspa, pais e professores devem ser informados o quanto antes.
Dessa forma, estabelecer uma comunicação fluida entre pais e corpo docente é fundamental para que pais de outras crianças e professores adotem medidas preventivas e estejam alertas às novas infestações.
Dentre as medidas preventivas é possível citar:
Outras medidas que devem ser realizadas são avisar em locais que a criança costuma frequentar e procurar ajuda profissional o mais rápido possível. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais fácil e rápido é o tratamento.
Você sabia que exitem centros de Remoção profissionais e seguros para resolver quadros de pediculose?
A PiolhoLess é o primeiro centro de remoção de piolhos e lêndeas no Brasil. Somos especialistas em remover piolhos e lêndeas de maneira natural. Você sai do nosso centro sem piolhos ou lêndeas, e ainda retorna uma semana depois para realizar uma segunda remoção.
É utilizada uma tecnologia de aspiração nos fios e, após essa etapa, utiliza-se o Pente Fino de aço Pioless nos cabelos, com produtos exclusivos e de origem natural, sem adição de tóxicos ou químicos que possam agredir o couro cabeludo.
O método PiolhoLess é testado e comprovado em muitos países da Europa e da América. Além disso, possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras, podendo ser utilizado por crianças e adultos de todas as faixas etárias.
Temos várias unidades em São Paulo. Com duas sessões acabamos com o problema de raiz.
Agende de forma fácil pelo WhatsApp.