Nós já falamos sobre como os pais podem evitar que seus filhos peguem piolho na escola. Mas, será que as escolas também podem ajudar? O risco de ter uma infestação nesses ambientes é grande, já que há uma concentração de crianças. Vale lembrar que essa faixa etária é a com mais chance de contrair pediculose e o contágio acontece através do contato direto. Se você é diretor, professor ou pedagogo pode adotar algumas medidas contra os piolhos. Saiba como as escolas podem prevenir a infestação desses parasitas.
Aproveite a reunião de pais para dar algumas orientações sobre como eles podem evitar que seus filhos contraiam piolho, além de informá-los sobre como a pediculose é contraída, quais são os sintomas e como tratar. A direção da escola e os professores também podem conversar com os alunos mais grandinhos, explicando o que eles podem fazer para evitar pegar piolhos, como não compartilhar objetos pessoais, como pentes, bonés, arcos e outros acessórios para cabelo e cabeça. Você também pode contar com a PiolhoLess, que vai até escolas e outras instituições da cidade de São Paulo (SP) para dar palestras sobre o assunto e acabar com a infestação da pediculose nesses ambientes.
Se identificar piolhos ou lêndeas na cabeça de um dos alunos, é fundamental que a escola informe imediatamente os pais da criança para que tomem as medidas necessárias para acabar com a pediculose e evitar que aconteça uma infestação no ambiente escolar. Você pode indicar a PiolhoLess, cujo objetivo é trabalhar em conjunto com as famílias, escolas e comunidades para devolver o conforto às crianças. Somos o primeiro centro no Brasil dedicado exclusivamente ao tratamento da pediculose. Contamos com uma tecnologia com aspiração eficaz, segura e 100% natural.
Vigie e aumente as medidas de higiene dentro e fora de sala de aula. Converse com as crianças para não compartilharem objetos pessoais de cabeça e cabelo, mantenha esses objetos separados no vestuário e aconselhe-as a evitar contato de cabeça com cabeça, principalmente se houver uma infestação na escola. A higienização de ambientes como piscina é fundamental, já que os piolhos podem sobreviver até 48h fora da cabeça. Caso haja roupas próprias da escola, como toalhas, é fundamental que as mesmas sejam lavadas e passadas com ferro quente.
Essas são algumas dicas de como as escolas podem prevenir a infestação de piolhos. Conte com a PiolhoLess para tirar qualquer dúvida e ajudar a acabar com a pediculose.