
Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam de sangue humano e se reproduzem rapidamente na pele e no couro cabeludo de seu hospedeiro.
Junto com as lêndeas, nome designado aos ovos do inseto, os são os principais responsáveis pela pediculose e acometem cerca de 2 milhões de pessoas ao ano, entre crianças e adultos de todas as idades, gêneros e etnias.
No entanto, estudos da Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust revelam que a incidência de piolhos entre os jovens tem aumentado significativamente, preocupando pais e professores.
Uma das principais razões para o número de casos confirmados de pediculose terem aumentado entre crianças e adolescentes deve-se ao hábito de tirar selfies, segundo o estudo, divulgado pelo portal UOL.
O estudo analisou o comportamento de mais de 200 jovens, separados em dois grupos – os que utilizavam dispositivos móveis e os que não utilizavam – e concluiu que 62,5% do grupo que utilizava tablets e smartphones para tirar fotos e selfies sofreu com a doença, contra 29,5% do segundo grupo.
De acordo com os pesquisadores, o simples fato de crianças e jovens permanecerem bem próximos uns dos outros para caberem no enquadramento das fotos aumenta consideravelmente as chances de proliferação de piolhos, uma vez que o contágio é feito pelo contato direto entre cabeças.
O estudo também indicou um aumento no número de infestações por piolhos em crianças, uma vez que metade dos participantes haviam sofrido com a doença nos últimos cinco anos. O valor equivale a 22 vezes mais do que estimativas anteriores, que ficavam entre 2% a 8% da população infantil.
Vale lembrar que já foi comprovado anteriormente que crianças e jovens em idade escolar são o principal alvo da pediculose devido ao fato de costumarem compartilhar objetos pessoais, como bonés, escovas e chapéus, e frequentarem locais de fácil transmissão de piolhos, como clubes, festas de aniversário e cursos de inglês.
Especialistas explicam que a melhor forma de se proteger contra possíveis infestações de piolhos é através da prevenção.
Entre as principais medidas preventivas para a pediculose, destacam-se:
Higienizar bem o couro cabeludo e os fios dos pequenos é fundamental para evitar infestações por piolhos.
Também é de extrema importância utilizar um pente fino nos cabelos úmidos diariamente. Esse tipo de pente auxilia na detecção e retirada do parasita dos fios.
Inspecionar a região da cabeça, pescoço e nuca é um método extremamente necessário para identificar possíveis infestações por piolhos e lêndeas.
Especialistas explicam que a região a ser observada com maior frequência é a nuca, que pode apresentar pequenas manchas avermelhadas devido à coceira intensa causada pelos piolhos. Além disso, inspeção deve ser realizada em locais que possuem iluminação difusa, uma vez que a luz direta pode camuflar as lêndeas.
No caso de crianças em idade escolar, principal alvo da doença, a inspeção deve ser redobrada, principalmente caso algum alerta da doença tenha sido emitido por algum colega ou pela escola.
Além dos pelos humanos, os piolhos também costumam colocar seus ovos em pelúcias. Por isso, o ideal é armazená-las em sacolas fechadas por até uma semana para que a infestação de piolhos seja controlada.
Objetos pessoais, como roupas, pentes, escovas de cabelo e lençóis também devem ser higienizados diariamente em água fervente por, aproximadamente, 10 minutos, caso o material permita.
No caso de tiaras de cabelo e acessórios, como elásticos, é sempre importante fazer a desinfecção com álcool logo após seu uso.
Uma vez que a principal fonte de transmissão da pediculose é o contato direto entre cabeças de pessoas infectadas, o compartilhamento de objetos de uso pessoal como toucas de banho, pentes, escovas, bonés e tiaras devem ser evitados.
Infestações de piolhos e lêndeas são mais fáceis de serem identificadas em pessoas que possuem cabelos curtos.
No entanto, não há a necessidade de cortar os fios caso estes sejam longos. Basta mantê-los presos e higienizar elásticos e demais acessórios utilizados no penteado logo após seu uso.
Especialistas recomendam que em caso de confirmação de quadros de pediculose, o primeiro passo a ser realizado é notificar escolas, creches, clubes e locais de convívio diário da pessoa infectada.
Além disso, procurar ajuda profissional de especialistas em remoção de piolhos e lêndeas também é fundamental para evitar o agravamento e a propagação da doença.
Vale relembrar que, se um membro da família é afetado pela pediculose, é bom que todos os outros também sejam verificados e façam tratamentos preventivos para evitar a infestação do parasita.
Para resolver casos de pediculose de forma profissional, pais, mães e cuidadores podem contar com os serviços da PiolhoLess. Pioneira no mercado brasileiro de tratamento para pediculose, o centro de tratamento conta com uma proposta inovadora e diferenciada: acabar com a pediculose, confortavelmente, em apenas duas sessões.
Através de um tratamento rápido, profissional e seguro, a PiolhoLess utiliza uma tecnologia de aspiração, e após essa etapa, é passado um pente fino de aço nos fios de cabelo dos clientes, com produtos exclusivos e de origem natural, sem adição produtos tóxicos ou químicos. O método PiolhoLess para eliminação de piolhos e lêndeas é testado e comprovado em muitos países da América e da Europa. Além disso, possui grande aceitação entre pais, escolas e pediatras, podendo ser utilizado em crianças e adultos de todas as idades.
Focada na saúde e no bem estar de toda a família, e respeitando as normas de segurança e higiene, os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio na unidade de Vila Olímpia, perdizes e Panamby, localizadas na cidade de São Paulo.
Clientes de todo o Brasil que moram fora de São Paulo ou que tiverem interesse em aliviar os sintomas da pediculose no conforto de suas residências também podem adquirir o Kit PioLess no e-commerce da empresa ou na unidade de Vila Olímpia.
O Kit PioLess tem valor acessível e conta com shampoo, condicionador e spray desembaraçante que ajudam a repelir piolhos e lêndeas sem agredir os fios e o couro cabeludo.
Complementando o Kit PioLess, há também o pente fino, ferramenta essencial para a remoção dos parasitas dos cabelos. O uso diário do pente fino é essencial para remover piolhos. Para utilizá-lo basta aplicar os produtos do Kit PioLess, dividir os cabelos em partes iguais e utilizar o pente desde a base até o final dos fios.
Os serviços PiolhoLess e produtos PioLess são de origem natural. Por não serem medicamentos, são dispensados de registro na Anvisa.
Agende de forma fácil pelo WhatsApp.